sexta-feira, 6 de maio de 2011

Reflexão sobre a rotina de ser mãe

É difícil ser mãe, ter uma vida corrida, cheia de horários, com momentos de ser mulher, mãe, amiga, esposa, profissional, namorada... temos que ser muitas e muitas vezes não conseguimos ser tudo.
Viver numa rotina de casa, trabalho, filha, marido e estudo, que muitas vezes de rotina não tem nada. Quem é mãe sabe que quando menos se espera a bronquite pode chegar, ou a filha brigar com o amiguinho na escola, ou a escola pedir aquele material de última hora para comprar. No mesmo dia pode estar aflita com uma febre ou tosse insistente, ou mesmo porque a filha não para de correr num shopping lotado, e de repente ganhar um abraço com um beijo bem estalado, ou ouvir aquela risadinha que alegra a vida.
Virar mãe transforma a vida numa avalanche de compromissos, medos, alegrias, responsabilidade e felicidade. Ensina o que é amor e dedicação incondicional, põe-se em prática a abnegação. Ensina a admirar mais a sua própria mãe.


Para exemplificar melhor o que é ser mãe, deixo um exemplo de um dia de Fernanda, que é mais ou menos assim:
Acordar com a impressão que nem dormiu, me vestir para o trabalho, olhar a Beatriz dormindo por mais alguns minutos e ter vontade de ficar com ela o dia inteiro... despedir-se da Beatriz. Pegar um engarrafamento gigantesco (sorte que é o Hugo que dirige), correr para comprar o café da manhã e sair comendo pela rua para chegar mais cedo no trabalho. Ser mulher moderna, informada e fazer a diferença como profissional!
Passar pelas vitrines e deixar de comprar aquela bolsa linda para comprar aquele vestido irresistível que vai ficar perfeito na Beatriz, mesmo sabendo que ela ficaria irresistível com qualquer vestido. Aliás, o sorriso dela é que é irresistível!
Ligar ao longo do dia para marcar pediatra, fugir do serviço para assistir a apresentação da escola no dia das mães, ou do índio, ou da páscoa... Ir para faculdade, manter-se acordada durante a aula e, quem sabe, assimilar alguma coisa. Ouvir o professor 'gastar' tempo falando abobrinha e pensar 'será que ele não tem família esperando em casa?'.
Correr, preocupar-se, desdobrar-se, vencer o dia e chegar em casa, de preferencia linda e disposta. Ganhar um abraço apertado da filha, um beijo do marido e ainda arrumar a mochila, dar banho, brincar de casinha, lavar a louça, fazer a mamadeira, arrumar a casa, sentir-se culpada por não ser mais presente.
Brincar, dar atenção, dizer “Eu te amo” toda hora e achar que não foi clara o suficiente, ler uma história, deixar de assistir a novela, o jornal ou Friends porque a filha está pedindo pra ver o 'cocó', já com o DVD em mãos e assistir pela milésima vez o DVD do Cocoricó. Saber de cór as falas dos desenhos, as músicas e as coreografias da Xuxa. Repetir exaustivamente as tais coreografias. Fazer túnel com as pernas para que a filha passe com a motoca. Ser a motoca! E o cavalinho, e o sapo, e o lobo...
Ser a última a comer, a tomar banho, a dormir. Será que existe alguma mãe que consiga comer ou dormir antes do filho? Cantar músicas até esgotar o repertório, cantar mil vezes a mesma música, encher de beijos e apertos.
Implorar para que a Beatriz durma logo porque são quase duas da manhã e acabar dormindo exausta, mas realizada por ser MÃE...

5 comentários:

  1. Filha, pode acreditar, isso tudo vale muito a pena.
    Voce se revelou uma excelente mãe. Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Eu apaguei o recadinho acima pois estava emocionada e escrevi tudo errado!! rsrs

    Pois é amiga, depois de tudo isso quando deitamos na cama, ainda demoramos para dormir pensando em como somos feliz por sermos mãe!

    Adorei o post e me emocionei muito!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Coisa mais linda, mais verdadeira...fiquei tão emocionada..é tão padecer no paraíso né? Parabéns viu! Feliz Ser Mãe pra você! beijo no coração

    ResponderExcluir
  5. Que lindo Fer!!!
    Fiquei muito emocionada! Para mim é muito especial ter testemunhado o amor e os paparicos da tua mãe por ti e agora estar te vendo como mãe também tão dedicada...
    Sabe, vai ser sempre assim, mudam os trabalhos, não são mais tão desgastantes fisicamente, mas nossa atenção, amor, cuidado, preocupação e proteção continuam do mesmo jeito, sempre.
    Beijão e Feliz dia das mães!!!
    Tia Tei

    ResponderExcluir